segunda-feira, 11 de julho de 2016

O Que É Marketing Social?

     O conceito de marketing social tem sido erroneamente divulgado, debatido e criticado no Brasil. Os desafios para a solução de problemas sociais, amplamente evidenciados durante a última década pela mídia e opinião pública, representaram más e boas notícias para o país. As más relacionam-se a banalização de conceitos e ferramentas estratégicas que vinham se desenvolvendo e amadurecendo no contexto internacional ao longo dos últimos trinta anos. Novos atores, sem prévia experiência na área social, incluindo representantes do setor empresarial, promoveram de forma equivocada, novas “terminologias” que não estão fundamentadas ou embasadas na experiência mundial e princípios norteadores do desenvolvimento humano. 

     A idéia mais evidente desse triste paradigma é a tradução do conceito de marketing social como “estratégias para agregar valor social a imagem ou produtos de uma empresa com fins de lucro”. Essa tradução e banalização do conceito de marketing social estão EQUIVOCADAS! Para citar apenas duas definições reconhecidas internacionalmente de profissionais da área[1], o marketing social é “o uso de planejamento de mercado, estratégia, análise e técnicas gerenciais tradicionais e inovadoras para garantir o bem estar do indivíduo e da sociedade” ou “é a gestão estratégica do processo de introdução de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.”

     De qualquer forma, mesmo com essas dificuldades no entendimento do real significado do marketing social no Brasil, há boas notícias. Nunca o país se preparou e investiu tanto para tratar as causas sociais de forma profissional, estratégica e desprendida de uma visão de ganho coorporativo ou individual. Nesse sentido, o resgate dos verdadeiros conceitos de marketing social é imprescindível para que a transformação social se torne uma realidade em nossas comunidades e instituições governamentais, empresariais ou da sociedade civil.



[1] A primeira citação e de Glenn Wasek, professor de marketing social da Harvard University. A Segunda citação é uma co-autoria de Miguel Fontes, Diretor da John Snow Brasil Consultoria, e Márcio Schiavo, Diretor da Comunicarte Marketing Cultural e Social.

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